Audiência Pública: Discussões sobre a Casa de Cultura Cores da Vida

Por Jorgiane 12/02/2025 #Audiência
img

ASCOM/CMI

Aconteceu, em 11 de Fevereiro de 2025, uma audiência pública na câmara municipal de Icapuí com o intuito de discutir sobre as atividades e funcionamento da casa de cultura Cores da Vida, importante equipamento cultural e patrimonial da cidade, atendendo o requerimento de N 001/2025 de autoria do vereador Normando Nonato Silva, tendo como co-autor o vereador Cláudio Lucas.

Estiveram presentes artistas, produtores e agentes culturais de todo o município, além de autoridades locais como o prefeito Kleiton Pereira, o secretário de cultura e turismo Maxuel Barros e também alguns vereadores da casa legislativa. O momento foi marcado por fortes emoções e debates intensos acerca das políticas culturais e da sua institucionalização e democratização. Alguns artistas utilizaram da sua arte para se expressarem e fazerem suas reivindicações, realizando bonitas apresentações durante a audiência. Houve a participação ativa dos presentes que usaram a tribuna para fazerem seus discursos pautados na importância da manutenção e apoio do poder público a casa de cultura Cores da Vida, que beneficia direta e indiretamente todo o segmento cultural e artístico da cidade, sendo, muitas vezes, um espaço utilizado até mesmo pela prefeitura e por outras instituições de forma gratuita.

O prefeito Kleiton Pereira enfatizou em seu discurso a construção de novos pontos de cultura na cidade e afirmou que iria se empenhar na criação de políticas voltadas ao segmento cultural e ao fortalecimento dos grupos e artistas, priorizando, inclusive, as necessidades da casa de cultura Cores da Vida. O produtor cultural e jornalista Chrystian Saboya também esteve presente e contribuiu com as discussões, evidenciando a necessidade do poder público local em apoiar financeiramente a casa de cultura e também investir na cultura local de modo geral, fazendo o resgate de tradições esquecidas, restauração de patrimônios e descentralização de atividades e projetos, entre outras carências. O Crystian coordena um projeto chamado "o meu amor passou por aqui" que presta um serviço voluntário e gratuito a projetos com baixo orçamento, oportunizando a transformação de espaços físicos com uma decoração exclusiva, com isso, anunciou que a casa de cultura será contemplada com o seu projeto, motivo de muito contentamento para todos os presentes.

Os vereadores e autores da audiência, Normando Silva e Cláudio Lucas pautaram os discursos na importância que a cultura tem para o desenvolvimento da cidade e os seus munícipes, trazendo projetos apoiados e realizados por eles em suas comunidades. Firmaram, também, o compromisso de fortalecerem, junto a casa legislativa, políticas que venham a impactar positivamente a vida de todos os que produzem e fazem a cultura da cidade.

Os mestres da cultura e idealizadores do projeto casa de cultura Cores Da Vida, o senhor Dedé de Zé de Liliza e a senhora Josilene Freitas, emocionaram a todos com os seus discursos que apontaram as dificuldades e desafios do projeto em meio a inexistência de recurso e apoio. A casa é um patrimônio de valor inestimável para a cidade, mantendo viva tradições, legados e histórias de grandes gerações, além de objetos e itens históricos que são preservados e mantidos pela casa que também funciona como um museu. Por fim, a audiência foi bem proveitosa e rendeu encaminhamentos que nortearão as políticas culturais do município. Espera-se, ainda, que as problemáticas que causam prejuízos ao funcionamento da Casa de Cultura e aos demais agentes e artistas venham a ser solucionadas.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?