Novembro Azul: mês de conscientização e combate ao câncer de próstata

O mês de novembro está chegando ao fim, mas os cuidados com a saúde devem continuar

#Saúde POR MICHELLY MAIA 29 DE NOVEMBRO DE 2022

O mês de novembro está acabando, - mês mundial de conscientização e combate ao câncer de próstata, conhecido pela campanha Novembro Azul - mas os cuidados com a saúde são diários e essenciais durante todo o ano.

A campanha chama atenção da sociedade, em especial aos homens, para cuidados com a saúde, buscando alertar, principalmente, sobre o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens.

O câncer de próstata é uma doença silenciosa porque não apresenta sintomas em seu estágio inicial, quando avançado pode provocar dificuldade em urinar, presença de sangue na urina ou dor na região das costas.

Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce, que pode ser realizado por meio de dois exames: toque físico e laboratorial analisando a dosagem do PSA.

Alertamos que mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem procurar um urologista.

Fatores de risco:

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.

Exames preventivos podem salvar a sua vida! Previna-se! Forte é quem se cuida.

Nós, que fazemos parte da Câmara Municipal de Icapuí, apoiamos essa causa!